Sobre minha experiência com a Amamentação

Com o nascimento de Aurora, alguns temas passarão a ser recorrentes aqui no Estilo S. Por essa razão, criei uma categoria só com posts relacionados à maternidade e vocês poderão acessá-los aqui. Hoje eu quero trazer um assunto de extrema importância quando se fala em maternidade: AMAMENTAÇÃO. Não estou aqui para falar sobre as questões técnicas (apesar de escrever um pouquinho disso também), mas vou deixar alguns links interessantes e que valem a leitura. Quero usar esse espaço para falar da minha experiência e relatar um pouco como tem sido esse processo e a adaptação com Aurora.

Para dar início a esse assunto, minha primeira sugestão é: LEIA. BASTANTE. Para as maternas que querem amamentar, é sempre bom estar bem informada e preparada, caso contrário, esse processo pode ser bem mais difícil do que você pensa e também doloroso. Segunda coisa que quero falar: o leite materno é o melhor alimento para o seu bebê. Através do leite materno o bebê tem acesso a todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, além do carinho que é transmitido durante a mamada.

Amamentar, Amamentação, Maternidade Real, Colostro, Aleitamento Materno, Alimento, Estilo S, Ministério da Saúde

Agora vou falar, um pouco, sobre minha experiência. Quando Aurora nasceu ela demorou duas horas para mamar a primeira vez, por uma série de fatores que não vou citar aqui, mas se você quiser entender melhor o que aconteceu, deixo aqui o post do meu relato de parto. E quando, finalmente, ela veio mamar, eu não tinha leite. NADA. Nem colostro. Na primeira mamada dela, a pega estava correta (falo disso adiante), mas ela sugava como se não houvesse amanhã e nada do leite descer. Mais algumas tentativas e nada, então precisamos complementar. A cada três horas as enfermeiras traziam o complemento, mas antes de dar eu precisava colocá-la no peito, haja sucção e o meu mamilo começou a ficar ‘assado’. Foram dois dias na maternidade e nada de o leite ‘descer’. A cada três horas, quando Aurora chorava para mamar, eu chorava junto porque sabia que ia sentir dor. Todo esse processo era muito estressante e isso contribuía para que o leite não descesse. Até que nós recebemos a notícia da alta e, quase que instantaneamente, o peito começou a encher.Amamentar, Amamentação, Maternidade Real, Colostro, Aleitamento Materno, Alimento, Estilo S

Apesar de o peito ter começado a produzir leite, meu mamilo estava bem dolorido e quando colocava Aurora para mamar, eu acabava chorando de dor. Nos primeiros 15 dias, eu sofri bastante, tanto que mantivemos a fórmula por algum tempo para que eu conseguisse me recuperar.

Amamentar, Amamentação, Maternidade Real, Colostro, Aleitamento Materno, Alimento, Estilo S, Pega CorretaComo tudo que envolve a maternidade, as pessoas sempre tem algum palpite ou sugestão para melhorar sua situação. Essas foram algumas coisas que fiz para tentar resolver meu problema: usei a pomada cicatrizante chamada Millar, usei conchas de amamentação, dei banho de sol nos mamilos e usei um bico de silicone. Sem dúvidas o bico de silicone foi o que mais me ajudou nesse processo de recuperação, mas é um produto controverso, pois como é um bico artificial pode confundir o bebê. Fui tirando o bico aos poucos, até que já não estava mais usando em nenhuma mamada, mesmo o peito não estando 100% recuperado.

O primeiro mês foi tenso, toda mamada era um estresse. Para ser bem sincera, eu não estava gostando de amamentar. Era mais sofrimento do que prazer. Todo mundo que vinha falar que era lindo, que aproveitasse, eu ficava me questionando se algum dia eu sentiria esse prazer que tanto falavam. Três meses se passaram e agora eu posso dizer que amamentar minha filha tem sido uma sensação maravilhosa, um prazer indescritível.Amamentar, Amamentação, Maternidade Real, Colostro, Aleitamento Materno, Alimento, Estilo SEsse é um pedacinho da minha história com a amamentação de Aurora. Espero que, ao contar minha história, eu possa ajudá-las de alguma forma. Em breve faço um post com algumas dicas de amamentação. Aproveito para deixar alguns links sobre aleitamento materno e amamentação que poderão enriquecer ainda mais a sua experiência:
http://www.redeblh.fiocruz.br/media/cartilhasmam.pdf
http://www.amamentareh.com.br/como-fazer-a-pega-correta/
https://www.facebook.com/pg/amamentacao
https://www.facebook.com/groups/grupovirtualdeamamentacao/?fref=ts

Fonte: FioCruz
Imagens: Arquivo Pessoal, Reprodução Google

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

E aí, o que achou?

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 875 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

