Gravidez: da 37ª a 40ª semana

Olá, gravidinhas.

Já faz algum tempo que não posto nada sobre a gravidez, mas é que muita coisa aconteceu desde então e eu não consegui dar conta de tudo, confesso. Agora estou tentando retomar, aos poucos, as atividades no Estilo S, mas sei que não será nada fácil. Na última postagem sobre a gravidez eu estava na 36 ª semana e publicamos a evolução até então. Para que vocês fiquem inteiradas de todo o período gestacional, resolvi postar como foi a reta finalíssima.

Estamos Grávidos, Novidades, Gravidez, Mãe de Primeira Viagem, Pai de Primeira Viagem, Grávida, Descobertas, Amor, Baby, Menino ou Menina, Terceiro Trimestre, Reta Final

Vamos de retrospectiva: no dia 02/10 eu completei 37 semanas. Minha DPP (Data Prevista do Parto) era dia 23/10.  Com 36 semanas, nós fizemos a coleta para realização do exame de streptococcus B, porém, por uma falha na comunicação com o laboratório, o exame não foi realizado. Entrei em contato com minha obstetra para saber se teríamos como realizar nova coleta, mas ela me explicou que pela IG (Idade Gestacional) não daria mais para realização do exame. Fiquei super preocupada com a situação por pensar que seria uma exame de rotina no pré-natal e fui logo pesquisar sobre as consequências de não ter feito tal exame, mas graças às leituras que fiz percebi que não era tão preocupante assim. Não deu certo, bola pra frente. Fiz nova ultra para acompanhar o desenvolvimento de #thebaby. Como esperado, estava crescendo  e engordando, e ainda descobri que viria um serumaninho cabeludo e bochechudo por aí! ❤

Na 37 ª semana decidi ir a uma maternidade municipal que é referência local em PNH (Parto Normal Humanizado), para quem é de Natal e ainda não conhece, a maternidade se chama Leide Morais. Nessa visita tive a oportunidade de conhecer e conversar com a diretora a respeito das minhas dúvidas quanto à estrutura da maternidade, aos profissionais, ao plano de parto (depois trago um post só sobre isso). Além de esclarecer tais dúvidas, a diretora aceitou e assinou o meu plano de parto, me advertiu quanto a alguns profissionais e nos deu todo aval para parirmos lá. Naquele momento estava decidido: é aqui que eu venho parir! Eu tenho plano de saúde fiz todo o meu pré-natal pelo plano, mas a maternidade que o plano oferece aqui na minha cidade é extremamente cesarista (cerca de 98%) e nem sequer tem uma sala adequada para parto normal/natural, isso quer dizer que todos os partos são realizados no centro cirúrgico que, além de ser inóspito, é altamente contaminado.

Estamos Grávidos, Novidades, Gravidez, Mãe de Primeira Viagem, Pai de Primeira Viagem, Grávida, Descobertas, Amor, Baby, Menino ou Menina, Terceiro Trimestre, Reta Final

Na 38 ª semana fomos a uma consulta de rotina com a obstetra, fizemos um toque e, adivinhem? Colo do útero íntegro, fechadíssimo. O protocolo diz para aguardar a gestante entrar em TP (Trabalho de Parto) no máximo até as 41 semanas e 3 dias, foi o que minha obstetra me informou e que agora era torcer para o TP começar antes disso. Mas isso nem me abalou, #thebaby sabia o que seria bom para si e viria na hora certa. Na 39 ª semana, nova ultra e um exame diferente chamado cardiotocografia, nele somos submetidas a uma monitoragem dos batimentos cardíacos do feto. Batimentos ok, previsões de peso: 3.500 kg e tamanho: 51,5 cm.

Estamos Grávidos, Novidades, Gravidez, Mãe de Primeira Viagem, Pai de Primeira Viagem, Grávida, Descobertas, Amor, Baby, Menino ou Menina, Terceiro Trimestre, Reta Final

Ideia de parto normal fixado nessa cabecinha dura que vos escreve, nada mudaria isso. Resultado em mãos, nova consulta às vésperas da 40 ª semana, novo toque, nada de contração e apenas 1 cm de dilatação. Também nesse período percebi que minhas tentativas em conter as estrias haviam sido frustradas. Sim, elas apareceram, mas como a pele estava muito esticada não era tão perceptível assim. O negócio era aguardar #thebaby chegar e a barriga voltar ao normal para, só então, ter noção do resultado. 40 semanas 4 dias, algumas contrações leves no início da manhã, mas nada de TP, vamos para nova consulta. Mais um toque, 2 cm de dilatação.

Estamos Grávidos, Novidades, Gravidez, Mãe de Primeira Viagem, Pai de Primeira Viagem, Grávida, Descobertas, Amor, Baby, Menino ou Menina, Terceiro Trimestre, Reta Final

O post sobre o relato de parto está em produção. Para saber como foi esse momento, acompanhe-nos aqui ou curta nosso Facebook, siga nosso Twitter ou nos adicione no Google+ e não perca!!

Imagens: Acervo pessoal

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

Uma resposta para “Gravidez: da 37ª a 40ª semana

  1. Pingback: Relato de Parto parte2 | Estilo S

E aí, o que achou?

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 876 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

