Quinta Feira DIY: Prateleiras

Olá, gente.

Hoje é quinta-feira, dia de trazer não um, mas dois projetinhos DIY para compartilhar com vocês. Faz algum tempo que não postamos nada no melhor estilo Faça Você Mesmo, não é? Então, que tal tirar esse final de semana para aproveitar e organizar alguma área da sua casa com prateleiras suspensas super fáceis de fazer?

Quinta-Feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Dicas, Inspiração, Estilo S, Décor, Decoração,

Os projetos de hoje são mega fáceis de fazer, podem ser explorados de várias formas e em diversos ambientes, além de ser super comum ver inspirações no Pinterest e em blogs de décor. Há um tempo eu havia comprado uma folha de compensado naval para trocar uns assentos das cadeiras da minha mãe, só que sobrou bastante e eu decidi criar alguma coisa lá para minha casa. Inicialmente eu fiz duas prateleiras para colocar a coleção de garrafas de cerveja do marido, mas elas acabaram ficando pequenas e não foram suficientes. Então precisei fazer outras duas bem maiores e essas acabaram ficando escanteadas por algum tempo. Como meu apê é bem pequeno, nós precisamos explorar todos os lugares possíveis, inclusive os espaços aéreos. 

Os materiais a serem utilizados nos projetos são:
– Compensado ou madeira de sua preferência;
– Lixa para madeira: nº 60 para tirar ‘o grosso’ e nº 100 para acabamento;
– Tinta acrílica ou esmalte sintético e rolinho;
– Lápis, nivelador e trena; 
– Furadeira e brocas;
– Serra tico-tico;
– Cordas;
– Suportes em L, parafusos e buchas.

PRIMEIRO PROJETO – PRATELEIRAS FLUTUANTES:Como as duas prateleiras que fiz no começo não deram para a coleção do marido, medi o corredor onde ficariam as prateleiras para poder cortar o compensado restante na medida adequada. Com a ajuda de trena, nivelador e lápis grafite, desenhei dois retângulos medindo 2m x 20cm. Para cortar o compensado, contei com a ajuda da serra tico-tico, mas se o seu projeto for menor, dá pra usar serrinha ou serrote. (DETALHE: existe diferença nas lâminas para madeira ou compensado, viu gente? É só chegar nas lojas de ferramenta e pedir uma serra para madeira.) Após cortar, usei uma lixinha nº 60 para aparar as arestas e uma nº 100 para deixar com um bom acabamento. Depois de lixar, dei duas demãos de tinta. Optei pelo esmalte sintético (com base água) branco porque já estava utilizando em outros projetos. Quando a tinta estava seca, fiz a medição para a colocação dos suportes na parede, furamos as paredes e as prateleiras e os fixei. Usei buchas e parafusos para parede variando entre os tamanhos 4 e 6. No caso eu já tinha uns suportes de prateleiras em casa, então os reaproveitei. Suportes devidamente fixados nas prateleiras e parede, agora é hora de arrumar as garrafas, só que essa parte ficou com o marido, já que a coleção é dele mesmo. Peço desculpas por não ter fotos do processo, não tinha pensado em escrever sobre ele. E o resultado foi esse aqui:

Estilo S, Quinta-feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Prateleiras, Prateleiras Flutuantes, Decoração, Décor, Inspirações, Pinterest, Dicas, Mão na Massa

SEGUNDO PROJETO – PRATELEIRAS SUSPENSAS: Sabe aquelas duas primeiras prateleiras que fiz e ficaram pequenas? Então, a ideia aqui foi reaproveitá-las na área de serviço para organizar alguns materiais e produtos de limpeza. Eu já vinha buscando inspirações há um tempo e quando vi alguns vídeos e fotos sobre as prateleiras suspensas por cordas, pensei: “achei o que estava procurando!”. Como as prateleiras tinham tamanhos diferentes, medi uma na outra para poder cortar e manter as duas no mesmo tamanho. Mesmo processo anterior: com a serrinha tico-tico eu cortei o compensado, depois  lixei as arestas com lixa nº 60 e finalizei com a lixa nº 100 para o acabamento. Como elas já haviam sido lixadas e pintadas, não precisei fazer tudo de novo. Após esse processo de igualar os tamanhos, fiz a medição de onde queria furar para passar a corda. Com a ajuda de furadeira e brocas para madeira, fiz um furo em cada extremidade, totalizando quatro furos. Repeti o processo nas duas prateleiras. 

Estilo S, Quinta-feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Prateleiras, Prateleiras Suspensas, Decoração, Décor, Inspirações, Pinterest, Dicas, Mão na Massa

Agora você precisa furar onde será colocado o prego, parafuso ou gancho de sustentação. Depois de tantas furadas, tudo fica mais simples. Meça o tamanho entre o local do furo e a altura que deseja sua prateleira para poder fazer a medida da corda pra não ficar sobrando ou faltando quando for finalizar. Eu nem lembro ao certo, mas devo ter comprado uns 8m, já que seriam duas prateleiras. Medi ela ao meio e cortei. Depois dividi cada metade ao meio para poder saber onde elas se encontrariam e marquei onde faria os nós para as prateleiras ficarem seguras em determinado ponto. Feito isso, passei a corda pelos buracos, formando um X para encaixá-lo no ganchinho, e comecei a dar os nós onde havia marcado.

Estilo S, Quinta-feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Prateleiras, Prateleiras Suspensas, Decoração, Décor, Inspirações, Pinterest, Dicas, Mão na Massa

E voilà minhas prateleiras suspensas para área de serviço estão prontas para ir para o seu cantinho e deixar o meu espacinho mais organizado:

Estilo S, Quinta-feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Prateleiras, Prateleiras Suspensas, Decoração, Décor, Inspirações, Pinterest, Dicas, Mão na Massa, Resultado

E aí, o que acharam dos resultados? Espero que gostem e que se inspirem por aí, porque vale super a pena! Para acompanhar o Estilo S mais de perto, curta nosso Facebook, siga nosso Twitter ou nos adicione no Google+. Vocês ainda podem mandar sugestões pelas redes sociais ou pelo e-mail estiloesse@gmail.com, ok?

Imagens: Acervo Pessoal

Anúncios

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

E aí, o que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 875 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

%d blogueiros gostam disto: