Quinta Feira DIY: renovando móvel com tecido

Olá, pessoas.

Hoje é quinta-feira! É dia de projetinhos bacanas para fazer em casa no melhor estilo ‘Faça Você Mesmo’. Que tal renovar um móvel antigo/velho com tecido? É mais fácil do que parece.

Quinta-Feira DIY, DIY, Faça Você Mesmo, Dicas, Inspiração, Estilo S, Décor, Decoração,

O móvel que eu decidi renovar tem mais de 20 anos e era parte dos armários da cozinha da casa dos meus avós. Um balcão unitário, com uma gaveta e uma porta. Meus avós trocaram os armários, daí os antigos foram parar na área de serviço e serviam para guardar material de limpeza e coisas afins. Depois de alguns anos sendo usado com essa finalidade, minha mãe decidiu que ia jogá-lo no lixo, mesmo que ele ainda fosse usável. Olha que horror! Então eu peguei para reformá-lo e dar uma nova utilidade a ele.

Estilo S, DIY, Dicas, Renovando, Móvel, Tecido, Tinta Acrílica, Xadrez, P&B, Vermelho, Cola, Inspiração, Décor, Decoração

Basicamente todo o material que usei eu já tinha em casa porque tinha usado em outros momentos/transformações que fiz, mas é super fácil de ter/adquirir. Decidi usar a tinta fosca vermelha porque, além de já ter em casa, achei que cairia bem com o tecido xadrez P&B (que também já tinha em casa). Esse tecido foi comprado com outra finalidade, mas acabou não sendo usado e estava dando sopa por aí. O material foi o seguinte:
– Tecido e tinta de sua preferência;
– Tesoura, pincel e rolinho;
– Lixa para madeira;
– Adesivo PVA Extraforte;
– Grampeador de tapeceiro.

Estilo S, DIY, Dicas, Renovando, Móvel, Tecido, Tinta Acrílica, Xadrez, P&B, Vermelho, Cola, Inspiração, Décor, Decoração

Dei início a transformação retirando a porta e a gaveta para lixar, já que iria pintar essas partes e precisava retirar o excesso do verniz antigo. Após lixadas, passei uma primeira demão da tinta (com o pincel) e deixei secando. Após uns 30 minutos a tinta já estava bem sequinha, ainda dei mais duas demãos para ter a cor que eu queria. A colagem é uma parte que requer um pouco mais de cuidados, para não deixar o tecido com nervuras. Por essa razão, eu colo o tecido sem cortá-lo antecipadamente. Espalhei a cola (com o rolinho) por todo o tampo do balcão, peguei o tecido e coloquei ele por cima. Não é necessário pressioná-lo! Depois fui alisando o tecido com a mão para garantir que não ficasse nenhuma nervura/vinco. Aproveitei o tecido que caia pela lateral, passei cola e segui o mesmo processo. Para finalizar a colagem, cortei os excessos e cobri o outro lado. Os pequenos detalhes eu cortei um pouco maior e colei para depois tirar o que sobrou. Para as pontas não soltarem ou acontecer de o tecido descolar, usei o grampeador de tapeceiro para fazer todo o arremate. Depois disso, coloquei a gaveta e a porta de volta no lugar e o resultado foi esse:

Estilo S, DIY, Dicas, Renovando, Móvel, Tecido, Tinta Acrílica, Xadrez, P&B, Vermelho, Cola, Inspiração, Décor, Decoração

Como é um móvel que eu pretendia levar para o meu salão de beleza e lá tinha um outro armário, eu decidi padronizá-los. Então fiz o mesmo processo aqui:

Estilo S, DIY, Dicas, Renovando, Móvel, Tecido, Tinta Acrílica, Xadrez, P&B, Vermelho, Cola, Inspiração, Décor, Decoração

E aí, o que acharam do resultado? Espero que gostem e que se inspirem para fazer as renovações por aí, porque além de valer a pena, você ainda reutiliza de forma consciente! Para acompanhar o Estilo S mais de perto, curta nosso Facebook, siga nosso Twitter ou nos adicione no Google+. Vocês ainda podem mandar sugestões pelas redes sociais ou pelo e-mail estiloesse@gmail.com, ok?

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

5 Respostas para “Quinta Feira DIY: renovando móvel com tecido

  1. Pingback: Top Blogs da Semana - 24 a 01 de Março - CBBlogers

  2. Reformar móveis antigos é muuuito bom!
    Porque vc pode ter um móvel único, do jeitinho que quer e ainda faz um bem danado a natureza!
    Recentemente, meu pai reformou pra mim um antigo armário de minha vó colocando prateleiras p eu botar meus livros e coisinhas, e por enquanto to adorando na forma original msm, uma madeira escura, mas daqui um tempinho vou pintar e já uso suas dicas!
    Um abraço!
    http://ddcifrando.blogspot.com.br/

    • Suy

      Olá, Deise. Eu adoro fazer trabalhos manuais como esse. Sempre me empolgo e paro tudo que estou fazendo só para dar conta da ideia! haha
      Boa sorte na sua empreitada com a sua estante. Depois posta também pra gente ver como ficou.
      Abraço.

  3. Ana

    Faltou várias fotos durante o processo de colagem do tecido para que desse para entender melhor o passo a passo. Vc deixou tecido sobrando até o chão dos lados quando colou o tampo?? Que detalhes que deixou para colar no final?? Que pontas são essas que grampeou??? Deveria ter explicado mais detalhadamente e ter feito mais fotos para o post ficar melhor. Mas o móvel ficou lindo, parabéns.

    • Suy

      Olá, Ana.
      Quero pedir desculpas se não me fiz muito clara na explicação do passo a passo. Tenho um sério problema: sou MEGA ansiosa. Então as vezes acabo falhando na hora de tirar fotos do processo de transformação.
      Explicando: eu comecei todo o processo com o tecido inteiro, sem cortes. Coloquei sobre o tampo deixei as sobras descerem pela lateral, colando sempre antes da colocação do tecido. O tampo e as laterais foram totalmente coladas e grampeadas nas bordas para não se soltarem. Os detalhes frontais foram os que eu deixei para colar no final.
      Espero ter esclarecido um pouco melhor o processo. Obrigada! Seja bem vinda e até a próxima.

E aí, o que achou?

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 876 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

