Qual shampoo ideal para o meu cabelo?

Oi, gente.

Esses dias li um livro sobre cabelos e achei algo interessante que resolvi compartilhar com vocês. Você sabe qual o shampoo ideal para o seu tipo de cabelo? Não? Pois é, isso é mais comum do que parece! Muita gente tem dificuldade na hora da escolha do produto adequado. Que tal descobrir primeiro o seu tipo de cabelo e depois ficar sabendo o que é melhor para ele?
Shampoo adequado, Xampu, Cabelos oleosos, Cabelos mistos, Cabelos secos, Cabelos normais, Qual o tipo do meu cabelo, Qual o shampoo ideal

Existem, basicamente, os seguintes tipos: secos ou ressecados por tratamentos químicos, normais ou oleosos. Agora, vamos descobrir o seu. Lave a cabeça. Após 12 horas, esfregue um chumaço de algodão no couro cabeludo e repare no algodão:
1. Se ficar levemente oleoso, seu cabelo é normal;
2. Se ficar com uma camada excessivamente oleosa, certamente ele é oleoso; e,
3. Se não ficar nenhuma mancha, o cabelo é seco.

P.S: Não esqueçam de que também há cabelos mistos. Nesse caso, a raiz é oleosa e o restante do cabelo é normal ou seco. Lembrando que há shampoos específicos para este tipo de cabelo, ok?

O primeiro passo já foi dado. Agora será necessário avaliar as qualidades do seu shampoo. Consideraremos o seguinte: viscosidade, espuma, enxágue, fragrância, corante e pH. Viscosidade: o produto dilua com facilidade e se espalhe por toda a cabeça. Espuma: nem sempre o produto que faz muita espuma é bom. Na verdade, shampoos que produzem muita espuma podem até causar irritação ao couro cabeludo. Enxágue: o shampoo precisa sair com facilidade, sem exigir muito esforço. Fragrância: serve apenas para encobrir algum odor indesejável de algum componente da fórmula do produto. pH: o shampoo ideal deve ter o pH em torno de 5 a 5,5, pois dará brilho aos fios e diminuirá a carga estática.
Shampoo adequado, Xampu, Cabelos oleosos, Cabelos mistos, Cabelos secos, Cabelos normais, Qual o tipo do meu cabelo, Qual o shampoo ideal

Leve sempre em consideração o seu tipo de cabelo e as qualidades do produto e ficará bem mais fácil escolhê-lo. Como complemento, vou ajudar dando mais algumas dicas para manter os fios sempre limpos, macios, saudáveis e brilhosos:

– Evite usar shampoos com sal, pois ressecam e deixas resíduos nos fios;
– Nunca deixe de finalizar a lavagem com condicionador. Shampoos possuem cargas negativas (ânions) e os condicionadores tem cargas positivas (cátions), então quando usa o condicionador, essas cargas se neutralizaram;
– Antes de lavar os cabelos, penteie-os. Desembaraçar os fios distribui melhor os resíduos de sujeira;
– Lave com temperatura da água em torno de 22°C , pois é a temperatura ideal;
– Não esfregue o couro cabeludo com as unhas! Massageie-o em movimentos circulares e suaves com as pontas dos dedos;
– Aplique o shampoo 2 ou até 3 vezes, se necessário. Na 1ª aplicação, as impurezas e o excesso de oleosidade são eliminados dos fios. Na 2ª, você garante a limpeza do couro cabeludo;
– Para saber se o shampoo cumpriu seu papel: depois de lavar, deslize os dedos pelos fios. Se deslizarem com facilidade é porque ainda há resíduos de gordura.

Shampoo adequado, Xampu, Cabelos oleosos, Cabelos mistos, Cabelos secos, Cabelos normais, Qual o tipo do meu cabelo, Qual o shampoo ideal

Não esqueçam: para o cabelo crescer bonito e saudável, começará com uma bela lavagem. Escolha seu shampoo de acordo com o tipo capilar e lembre-se: procure variar o produto para não deixar o cabelo viciado (dica da querida Fê Salye do @pigmentof). E, para finalizar, NUNCA durma com os cabelos molhados/úmidos. NUNCA! Isso poderá apodrecê-los, ok?

Espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida e queira esclarecer ou saber mais, mande-nos um e-mail para estiloesse@gmail.com. Acompanhem também nosso Facebook e nosso Twitter, pois sempre trago curiosidades e dicas por lá!

Fonte: Livro Cabelo – cuidados básicos, técnicas de corte, coloração e embelezamento (SENAC)
Foto: Pinterest

Anúncios

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

4 Respostas para “Qual shampoo ideal para o meu cabelo?

  1. Nossa, eu amei demais todas essas dicas. Eu estou preparando uma série de posts sobre cabelos, tem várias dicas que muita gente não conhece e os posts podem acabar ajudando. Beijos!

E aí, o que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 876 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

%d blogueiros gostam disto: