Receitando: Arrumadinho

Hoje resolvi postar pra vocês uma receitinha super fácil e deliciosa. O arrumadinho é um prato tipicamente nordestino, mas, pelo que soube, foi inventado pelo povo pernambucano. O nome dado ao prato faz referência ao modo como ele, inicialmente, era servido, tipo: o feijão por baixo, coberto por farofa, por cima tem carne-de-sol ou a carne seca e para finalizar, por cima de tudo vem o vinagrete.

Estilo S, Cozinhando, Receitando, Receita, Arrumadinho, Pernambuco, Nordeste, Dotes Culinários

Conheci essa maravilha num bar no Centro de Natal, o queridíssimo Bardallos Comida e Arte, local onde sempre rola eventos culturais. Era sagrado: ir ao Bardallos e não pedir um arrumadinho era como se não tivesse ido! Além de o arrumadinho ser um prato muito gostoso, é super baratinho e que satisfaz mesmo quando você come pouco. Pagávamos R$ 10,00 na porção, em que eu e Alex (meu marido) comíamos e repetíamos e ficávamos cheíssimos! Mas enfim… desde que sai de Natal, um dos lugares que tenho sentido muita falta é esse bar. Então, com o auxílio dos meus dotes culinários, resolvi arriscar a receitinha. Ah, uma boa bebida para acompanhar a receita é a meladinha (cana/cachaça + mel + limão e gelo opcional). Vamos aos ingredientes (porção para dois):

Para a mistura:
300g de feijão fradinho;
1/2 cebola;
1/2 tomate;
pimentão a gosto;
150g de bacon;
150g de carne seca ou carne de sol; e,
1 colher (sopa) de óleo.

Para a farofa:
2 ou 3 colheres (sopa) cheia manteiga;
150g de farinha; e,
sal a gosto.

Agora, vamos ao modo de preparo:

Cozinhe o feijão fradinho por 15 min na pressão. Depois que estiver cozido, escorra o caldo e reserve o feijão. Corte o bacon e a carne em cubinho pequenos e frite-os com o óleo. Quando estiverem bem fritos e crocantes, pique e acrescente a cebola, o tomate e o pimentão*. Não é necessário colocar mais óleo. Misture tudo com o feijão.
*Eu, particularmente, gostei mais quando ralei a cebola e o pimentão. Então fica a dica.

A farofa é super simples! Coloque a manteiga numa caçarola e acrescente um pouquinho de azeite para que a manteiga não queime. Quando estiver derretida, coloque farinha e misture até que toda a farinha ganhe uma corzinha amarela. Coloque sal a gosto.**
**Eu gosto de colocar um pouquinho de cebola ralada para deixar a farofa ainda mais saborosa.

Como no Bardallos, lá em casa sempre comemos o arrumadinho em cumbucas. Coloco sempre uma camadinha da mistura do feijão, uma de farofa, mais uma de feijão e finalizo com farofa por cima. Na hora de comer, vai misturando tudo e se deliciando. Há quem indique ser feito com o feijão verde, mas como conheci com o fradinho, não conheço com o verde, mas fica a dica para quem quiser tentar. Na foto parece estranho, mas estava gostoso. 

Estilo S, Cozinhando, Receitando, Receita, Arrumadinho, Pernambuco, Nordeste, Dotes Culinários

E aí, meninas? Curtiram a dica do Receitando de hoje? Espero que possam se inspirar e mandar ver na cozinha também. Curtam nossa fan page no Facebook e/ou sigam nossa página no Twitter.

Fonte: Vila do Artesão
Foto: Instagram Pessoal, Sites de receitas.

Anúncios

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

E aí, o que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 875 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

%d blogueiros gostam disto: