Dreads: trend atemporal

Oi, gente!

A ideia do post de hoje me surgiu quando eu estava numa pista de skate com meu marido e uma menina sentou perto de mim para esperar a pessoa que faria os seus dreads. Ela não era do tipo alternativa (lê-se ‘normalzinha’), tinha um cabelo lindo, loiro, lisinho e com aspecto de bem cuidado. Aí eu pensei: “mas ainda tem gente assim que faz dread?”. Sim, eu sei que foi uma pergunta bem besta, mas foi algo que me instigou a pesquisar sobre o assunto e chegar a conclusão: DREAD É UMA TENDÊNCIA ATEMPORAL! Como descobri inúmeras coisas interessantes durante as pesquisas, resolvi compartilhá-las.

Estilo S, Dreads, Dreadlocks, Mudanças, Estilo, Cuidados, Dicas

Não se sabe ao certo onde e quando surgiu, mas acredita-se que os primeiros a utilizar os  dreadlocks, mais conhecidos como dreads, foram os povos da África, provavelmente na Etiópia. Era uma questão de praticidade, já que era bem difícil cortar os cabelos. Como eles ficavam muito longos e era complicado cuidar, os povos deixavam que se enrolassem e, com o óleo natural do couro cabeludo, torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica. Isso diminuía o volume e o tamanho do cabelo original. Em meados dos anos 20, surgiu o movimento rastafári, que popularizou o uso dos dreads. Por ser um movimento religioso, eles tinham como costume proibir os adeptos de cortar ou pentear seus cabelos, alegando que cada dread é ligado espiritualmente com alguma parte do corpo. Ah, e não podemos esquecer do ícone máximo do reggae, Sir. Bob Marley. Ele foi um dos grandes responsáveis pela popularização do look.

Estilo S, Dreads, Dreadlocks, Mudanças, Estilo, Cuidados, Dicas, Famosos, Bob Marley, Rastafari

Nos tempos atuais, a técnica vem sendo difundida, inclusive, por celebridades americanas – e brasileiras, o que nos faz perceber que todo e qualquer cabelo é ‘compatível’, porém, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que dread é coisa de ‘cabelo sujo’. Mas, que tal esclarecermos algumas dúvidas sobre o assunto? Vou falar um pouquinho sobre como fazer, cuidados, manutenção, e outras curiosidades, além de apresentar para vocês algumas dessas celebridades que aderiram o penteado.

Existem inúmeras técnicas para fazer dreadlocks. Sista Wolffi é a cabeleireira responsável pelos dreads do Falcão e ela garante que o método mais eficaz é a ‘torção’. Para fazer desse jeito, é preciso a utilização de uma pomada especial e um pouco de força física. Em entrevista a Caras, Sista explica como faz. “Separo o cabelo em mechas, cujo tamanho é estabelecido por cada tipo de cabelo, aplico a pomada e vou torcendo os fios”. Ah, vale lembrar que o penteado demora entre seis e doze horas para ficar pronto. “Tem que ter paciência. Se demorar menos, pode não ficar bem feito”, conclui.

Estilo S, Dreads, Dreadlocks, Mudanças, Estilo, Cuidados, Dicas, Famosos, Falcão, Marcelo Falcão

Os cuidados com os fios devem ser frequentes. A regra n° 1 é nunca deixar os dreadlocks molhados, pois o cabelo pode ‘mofar’ se ficar molhado. Portanto, após a prática de exercícios físicos ou mesmo depois do banho, deve-se usar secador. Dica da Sista: “Para saber quando é necessário usar o secador, aperte o dread. Se sair água, tem que usar”. Em relação a questão da lavagem, mais algumas regras. Pode lavar o cabelo todo dia? A resposta é SIM! Levando sempre em consideração a regra n° 1: dread bom é dread seco. Detalhe: esqueça os shampoos tradicionais e os condicionadores! Para cabelos lisos, a dica é usar sabão de coco, pelo menos, durante um mês e meio. Sista explica que o sabão resseca e deixa o cabelo com uma aparência mais bonita, além de limpo. Já para o cabelo mais grosso, a dica é lavar com shampoo natural de mel e própolis, já que, nesse caso, os dreads estão mais firmes. Os condicionadores vão desfazendo o penteado aos poucos.

A medida que o cabelo vai crescendo, os dreads se distanciam da raiz. Portanto, é necessário fazer uma constante manutenção. Segundo Sista, o ideal é fazer mensalmente para ajustar o cabelo novo, pois a falta de manutenção pode prejudicar a beleza do penteado. Já Donizete Rasta, cabeleireiro renomado de Curitiba e que trabalha há mais de 30 anos neste estilo de cabelo, diz que é possível a manutenção ser feita a cada dois meses. Há outros cabeleireiros que dizem ser suficiente uma manutenção a cada três meses. Enfim, apesar de não haver uma regra de tempo, o que importa mesmo é que se o cabelo estiver bem cuidado pode durar o tempo que quiser.

Vamos a parte mais complicada. Cansou? Enjoou? Quer desistir de sustentar o penteado? Sinto muito, só cortando! Sim, e isso é unanimidade, todos os cabeleireiros dizem que é (quase) impossível desfazer os dreads sem corte. Na entrevista, Sista diz que só é possível uma tentativa de desfazer sem o corte quando foi feito a pouco tempo, tipo, um mês! Porém, ainda assim é bem difícil de desfazer. Portanto sempre corre o risco de ter que cortar MESMO.

Finalizando nosso post, algumas celebs:

Estilo S, Dreads, Dreadlocks, Mudanças, Estilo, Cuidados, Dicas, Famosos, Sonny Sandoval, Brad Pitt, Jason Momoa

Estilo S, Dreads, Dreadlocks, Mudanças, Estilo, Cuidados, Dicas, Famosos, Lauryn Hill, Ana Paula Tabalipa, Whoopi Goldberg

Inspirem-se!

Gente, não esquece de acessar a fan page no Facebook e o Twitter do Estilo S. E se tiverem sugestões, é só mandar para o estiloesse@gmail.com.

Fonte: Wikipedia, Hagah, Caras, Ego.
Foto: Pinterest

Anúncios

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

4 Respostas para “Dreads: trend atemporal

  1. Acho dread lindo! Em mulheres fica especialmente bonito para aquelas com traços mais fortes ou marcados. Pras meninas com rosto delicado, acho que fica um visual muito “pesado”.

    • Suy

      Eu meio que aprendi a achar mais legal por causa das pesquisas que fiz! hahaha Antes achava estranho, descuidado, sei lá… mas depois da pesquisa e de muitas e muitas fotos belíssimas, mudei um pouco a opinião. Acho que isso é bom, né? hahaha

  2. Pedro Vinícius Abreu Marques

    Quero fazer os meus dreads o mais rápido possível, mas tenho medo de ser demitido ou até não conseguir arrumar emprego novamente depois disso.

E aí, o que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 875 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

%d blogueiros gostam disto: