Qual o seu tipo de pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Quem nunca ouviu essa afirmação? Pois é. A pele corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, proteção contra agentes do meio ambiente, funções sensoriais, entre outras tantas. Podemos dizer então que a pele é um órgão vital e que, sem ela, seria difícil sobreviver. Aliás, impossível! A pele é dividida em três camadas, é composta por melanina, colágeno, elastina, etc., mas essas informações não serão o ponto do nosso texto. Quero falar sobre os tipos de pele no que diz respeito a sua sensibilidade.
Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele

Ao longo do tempo é visivelmente aparente as alterações naturais que a pele passa. Quando criança, temos uma pele lisinha e macia, bem fina e que requer muitos cuidados, principalmente em relação ao sol. Quando chegamos a puberdade os hormônios alteram a estrutura e, muitas vezes, nossa pele fica oleosa e, até, acneica. Assim, exige cuidados específicos de limpeza e controle de oleosidade. Quando finalmente chegamos na terceira idade, os níveis de hidratação, oleosidade, elasticidade e firmeza diminuem. A gente ganha rugas, marcas de expressão, manchas, flacidez, daí os cuidados precisão ser ainda mais intensos e regulares.

Mas então, temos basicamente seis tipos de pele. São elas: normal, oleosa, seca, mista, negra e sensível. A pele normal é a mais harmônica, onde os poros são pouco visíveis e a oleosidade é equilibrada. Requer cuidados como todas as outras de limpeza e hidratação. É aconselhável evitar lavar o rosto com água quente.
Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Tânia Khalill
A pele oleosa é espessa, granulosa e brilhante por causa da produção excessiva de óleos pelas glândulas sebáceas. A área de maior oleosidade é a zona T (testa, nariz e queixo), onde os poros são dilatados e, as vezes, obstruídos por cravos. A limpeza e hidratação devem ser cuidados diários. Sabonetes glicerinados para não remover a oleosidade que protege a pele e hidratantes que sejam oil free (livres de óleo) para não obstruir os poros.

Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Flávia AlessandraA pele seca é pouco lubrificada e hidratada por causa da pouca atividade das glândulas sebáceas. Geralmente tem uma textura fina e áspera, e os poros são imperceptíveis. Higienização e cuidados são primordiais, principalmente no frio. Evitar banhos quentes e prolongados, bem como o uso de esponja e bucha, ou ainda se expor muito a locais com ar condicionado. É indicado fazer uma hidratação profunda pelo menos uma vez por mês. Aposte em produtos com hidrolisados celulares para aumentar o colágeno e a elastina.

Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Isis ValverdeA pele mista apresenta oleosidade na zona T, poros dilatados, mas nas demais áreas do rosto a pele é normal ou seca. Higienização e limpeza com produtos que não agridam ou ressequem a pele.
Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Sabrina Sato

A pele negra contém mais melanina e mais colágeno. É mais oleosa, tem mais elasticidade e resistência que a pele branca. É indicado que faça limpeza com sabonete líquido suave duas vezes ao dia e que a hidratação também seja oil free.
Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Paula Lima
A pele sensível requer sempre muita cautela, por causa por causa das possíveis reações alérgicas. Produtos à base de camomila e aloe vera são ideias para este tipo de pele. Mas, ATENÇÃO!, antes de usar qualquer produto novo/desconhecido, faça o teste de toque no antebraço para observar se não há nenhuma reação indesejada. Esqueça os esfoliantes! Limpe a pele com leites ou loções de limpeza e hidrate com produtos hipoalérgicos. É bom evitar produtos alcalinos ou com álcool na composição ou muito perfumados.
Cuidados com a Pele, Pele Normal, Dicas, Saúde, Estética, Estilo S, Tipo de Pele, Fernanda Vasconcellos

Lembrando sempre que a alimentação balanceada, o sono e beber muita água auxiliam nos cuidados com a pele. E aí, conseguiu identificar seu tipo de pele? Espero poder ajudá-las, pois uma pele saudável faz toda a diferença. Cuidem-se!

Fonte: Instituto Embelleze, Guia de Saúde e Beleza, M de Mulher – Ed. Abril
Fotos: Pinterest

Anúncios

Sobre Suy

Olá! Meu nome é Suylannie, mais conhecida como Suy.

E aí, o que achou?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Receba nossos posts por e-mail.

Junte-se a 875 outros seguidores

Categorias

Eu Sou do CBBlogers

Parceria:

%d blogueiros gostam disto: